20 dezembro, 2006

N.E.O. DEZ

Atenção a todos! Foi descoberto um NEO (Near Earth Object) que, para além de estar a tomar proporções preocupantes, aproxima-se da Terra a uma velocidade alucinante.

Num comunicado da NASA Near Earth Objects Program pode-se ler:

«Aquilo que nunca esperámos que acontecesse, tornou-se realidade. O objecto que identificámos em Março passado como “2006 Dez” está a direccionar-se em pleno para a Terra (…) Não há nada a fazer. É esperar para ver.»

O Blog do Dez teve acesso aos dados que foram constituídos aquando desta descoberta:

Object Designation

Year Range

Potential Impacts

Impact Prob. (cum.)

Torino Scale (max.)

2006 DEZ

2007-forever

10

10e-10

10

2006 YD

2029-2081

4

7.2e-09

0

2006 XP4

2047-2105

7

4.9e-06

0

Na última coluna está apresentada a Escala de Torino que caracteriza o perigo e a probabilidade associada ao impacto de um objecto com a Terra. A máxima desta escala é 10, o que significa que “a colisão é certa, capaz de causar uma catástrofe global que ameaçará o futuro da civilização assim como a conhecemos”.

O Dez é equivalente a 10 na Escala de Torino. Assim, vemos que com o impacto do Dez já nada ficará igual. Não vale a pena evitar o Dez. Ele virá… e tudo o que conhecemos hoje será diferente depois da sua passagem.

Se é daqueles que fica contente com acontecimentos deste tipo, vá a odez.net e registe-se. Se não for dos que fica contente, vá à mesma. Se já está registado, fique atento ao fenómeno.

Saiba tudo sobre o Dez antes que ele chegue!

O Blog do Dez deseja-lhe um Feliz Natal.

JA

3 comentários:

eu braz disse...

muito bom!
quero estar no centro do impacto!

Anónimo disse...

Lindo! Parabéns! Vocês são todos grandas malukos

Anónimo disse...

bom comeco