08 março, 2007

J.B.Mota e O Dez

“O Dez tem tudo para andar!”




A pouco mais de 48 horas do lançamento oficial do DEZbeta, que se consagrará no primeiro filme a estrear on-line em Portugal, encontrámo-nos com J.B.Mota, gestor do projecto, realizador e argumentista, para que após ano e meio de trabalho nos contasse um pouco sobre a experiência passada com toda a equipa e como encara o futuro do Dez.

Como é que os dezianos se sentem a poucos dias da estreia do DEZbeta?
Como deziano sinto-me bem, orgulhoso e com expectativas de uma grande estreia com muita gente a assistir. Para além disso espero que todos fiquem contentes e tal como eu orgulhosos com todo o trabalho.

Porquê a criação do DEZbeta? Qual o objectivo em relação ao resto do projecto?
O DEZbeta é um cartão de visita do Dez. Foi a maneira que encontrámos para mostrar a toda a gente aquilo que conseguimos fazer, com os meios que tivemos (meios muito reduzidos). Sendo assim queremos mostrar que com mais condições, apoios e mais tempo conseguimos fazer melhor. É beta porque funciona como promoção do nosso trabalho, não como um produto final. Englobado neste conceito está também o número de registos. As pessoas que se registaram terão a oportunidade de ver o filme em casa com a melhor qualidade. De momento temos cerca de 1500 registos mas sendo um bom optimista até Sábado conseguiremos o dobro (risos).

Como jovem realizador, qual é a sensação de trabalhar num ambiente que se afirma como “O encontro das gerações”?
É muito engraçado! Eu acho que funcionei muito como o vértice das gerações. Acho que ajudei no sentido que as gerações trabalhassem em conjunto. É bom aprender com os que sabem, sobretudo aprender a ser humilde. Foi muito bom ver que as pessoas que sabem mais conseguem ainda ser mais humildes do que tu. É uma óptima lição de vida.

Nestas últimas semanas tem sido posto em causa a originalidade do Dez no cinema português. Achas que a curta-metragem, A Curva, de David Rebordão coloca dúvidas sobre a unicidade do Dez?
Acho que não tem nada a ver uma coisa com a outra. O Dez não tem nada a ver com a Internet. Tem um site e um filme na Internet. Tantas outras pessoas que têm um filme on-line como é o caso de David Rebordão têm o mesmo direito que o Dez a fazer. A grande diferença é que o Dez tem qualidade suficiente para estrear no cinema. Não estreou porque optámos por estrear na Internet. É sabido que qualquer pessoa pode colocar um vídeo no YouTube, no MySpace; não há muita gente que crie um site, tenha ano e meio de trabalho à volta de um projecto, que crie um countdown com três meses de antecedência anunciar a estreia de um filme de graça. Também um elenco profissional conta muito e nós conseguimos ter a participação de actores como José Pedro Gomes, Teresa Sobral, Cláudia Semedo, Pedro Ribeiro, Carlos Rodrigues (Manuel Bola), Peter Michael e Luís Lucas. O filme tem qualidade HDV e mais uma vez no dia 10 de Março será oferecido.

O que é que o público pode esperar do DEZbeta?
Pode esperar boas interpretações e uma boa história. É uma curta-metragem o que vai saber a pouco (mas também é essa a ideia). O público tem de ter noção de que o DEZbeta é apenas uma mostra daquilo que conseguimos fazer no Dez. Poderá surpreender em termos de final, com uma excelente banda-sonora e com sonoplastia à americana. O público vai ter um filme a sério na Internet porque o DEZbeta foi pensado para isso. Sendo assim, o Dez leva cinema a casa das pessoas com o DEZbeta.

Sendo difícil fazer futurologia, qual a mensagem que és capaz de transmitir ao público e a todos os membros do projecto depois do dia 10, momento tão esperado?
Tenho duas mensagens diferentes. Para a equipa é que tudo aquilo que foi feito até hoje não foi em vão. Tem de certeza absoluta continuidade. O objectivo é fazer a longa-metragem e se a partir de dia dez o caminho se tornar fácil, todos os membros da equipa continuarão a pertencer ao projecto O Dez, e com isso obter os louros e orgulho de fazer a longa-metragem. Também posso vir a dizer outra coisa. (risos)
Para o público, acho que depois do dia dez pode contar com muito mais. A partir do DEZbeta pretendemos surpreender com muito mais coisas.

J.B.Mota revela-se satisfeito e ao mesmo tempo nervoso tal como o resto da equipa mas apoia e acrescenta ao que Pedro Ribeiro nos disse na sua entrevista: O Dez tem muito mais do que pernas para andar, já tem braços e cabeça… O Dez tem tudo para andar!
Blog do Dez - BM

Sem comentários: